domingo, 31 de julho de 2016

Justiça Eleitoral estreia programa interativo

Vem aí! #CONFIRMA

Conectada às novas maneiras de assistir televisão, a Justiça Eleitoral estreia nesta semana o programa #CONFIRMA. Em um formato totalmente dinâmico, ágil e moderno, que busca a interação com o eleitor e telespectador, o primeiro episódio foi exibido na sexta-feira, na TV Justiça e mais 32 emissoras parceiras.

Confira aqui o calendário de veiculação do programa.

No entanto, quem não puder assistir ao vivo, vai encontrar o programa acessível nas redes sociais do TSE, inclusive em pílulas que tratam de temas específicos para que o internauta escolha o que vai assistir conforme seu próprio interesse em determinado assunto. Assim, quem acessar por meio do Facebook, do Twitter e do YouTube, seja no celular, no tablet ou no computador, poderá se sintonizar diretamente com a Justiça Eleitoral e, inclusive, dar opiniões, enviar perguntas e sugestões.

A ideia é alcançar tanto o público jovem, como aquele mais experiente, com uma linguagem rápida e simples para explicar temas ligados, principalmente, às eleições.

Realização

Totalmente desenvolvido pelo Núcleo de TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o programa conta também com a parceria dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de TV do TSE, Giovana Cunha, as gravações utilizam muitos vídeos feitos por celular e tablet e isso facilita a contribuição dos TREs, além de aproximar os entrevistados, uma vez que não há interferência de luz e outros equipamentos mais intimidadores. Portanto, é possível afirmar que o TSE passou a contar com mais 27 núcleos de vídeo em todo o país, considerando que o uso dessas novas mídias facilitou a produção do material. 

Na opinião de Giovana, o programa “é um produto que veio consolidar essa interação digital do eleitor com a Justiça Eleitoral. O eleitor vai ter vez, voz e uma identidade para participar desse processo de eleição”.

O #CONFIRMA conta com dois apresentadores – Roberta Nunes e Henrique Amaral – que falam de assuntos diversos ligados ao processo eleitoral com interação e uso de infográficos para facilitar a compreensão das informações.

Ainda de acordo com Giovana Cunha, o programa pretende fazer as pessoas pensarem sobre as consequências que a eleição tem na vida de cada um. São apenas alguns minutos para escolher os candidatos, mas os quatro anos seguintes serão resultado dessa escolha. Isso porque tudo que envolve saúde, educação, segurança e transporte de um município, por exemplo, envolve também política.

“A gente traz temas do cotidiano e faz as pessoas refletirem de uma forma até divertida sobre a importância do voto consciente na vida de cada um de nós.”, enfatizou.

Tira dúvidas

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, vai participar do programa num quadro que pretende desmitificar os boatos que surgem na internet sobre a segurança da urna eletrônica. As pessoas poderão mandar dúvidas e questionamentos que serão respondidos por ele para que o público entenda que não deve acreditar em tudo que se vê no meio virtual.

Abrangência

A duração do programa é de 24 minutos e vai ser transmitido também por outras 33 emissoras parceiras além da TV Justiça. Outras 29 emissoras já manifestaram interesse no novo produto.

Confira aqui o calendário de veiculação do programa.

Comunicação / TSE