sexta-feira, 23 de setembro de 2016

IBGE apresenta ao TRE projeto com dados dos municípios brasileiros

A chefe da Unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Minas Gerais, Maria Antônia Esteves da Silva, esteve no TRE nesta quinta-feira (22) para apresentar ao presidente do Tribunal, desembargador Domingos Coelho, o projeto O seu Município em Números 2016, iniciativa do IBGE em parceria com o TSE para informar eleitores e candidatos sobre dados básicos de todos os 5.570 municípios brasileiros. 

O projeto, composto de folhetos informativos, pode ser acessado pelo sistema Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais da Justiça Eleitoral (DivulgaCand) e também pelo site do IBGE.

O objetivo do material é fazer chegar às partes envolvidas nos processos eleitorais as informações necessárias para qualificar os debates e possibilitar aos cidadãos uma escolha consciente e embasada. Por isso, os folhetos informativos também foram enviados a todos os candidatos do País a partir da cessão do banco de dados da Justiça Eleitoral ao IBGE. O eleitor pode acessar o material pela internet, e organizações da sociedade civil e veículos de comunicação já começaram a receber os folhetos impressos, enviados pelo IBGE.

Durante a visita, o presidente do TRE parabenizou o IBGE pela iniciativa, destacando a importância do trabalho para conhecimento da realidade dos municípios brasileiros.

Além das informações sobre os municípios, os folhetos apresentam breve explicação sobre o trabalho do prefeito e do vereador. Há dados sobre população e domicílios, economia, saúde, educação e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). É possível conhecer, por exemplo, informações sobre a destinação final do lixo, número de matrículas em creches e escolas infantis, rendimento domiciliar per capita, pessoas residentes no município, número de hospitais e postos de saúde e notificações de dengue.

Para mais informações, os canais de contato com a Supervisão de Disseminação de Informações (SDI) da Unidade do IBGE em Minas Gerais são os seguintes: ibgemginforma@ibge.gov.br; (31) 2105-2406 / 2408 / 2410 / 2483.

TRE MG no Twitter.

TRE MG no Facebook.

Comunicação / Tribunal Regional Eleitoral - MG