Campanhas podem ser mais trabalhosas do que onerosas, mas isso vai depender de uma mudança de postura do político em relação ao eleitorado.
Para esse ano a sorte já está praticamente selada. Até 5 de março o TSE deve confirmar todas as normas para as eleições deste ano.
Já para quem pretende se reeleger ou se candidatar para as eleições de 2020, o tempo continua sendo o fator preponderante para se construir uma campanha que seja mais barata, mais eficaz e com mais engajamento do eleitor.
Seguir as regras do TSE é a parte legal do processo eleitoral, mas a parte construção de engajamento do eleitorado, é planejamento e estratégia. E precisa ser praticada todo dia, o tempo todo.
Já falei aqui sobre invisibilidade política e redes sociais e isso vai se confirmando cada vez mais. O próprio Facebook tão incensado, vai caindo gradativamente no descrédito, quase terra de ninguém.
São grandes anunciantes revendo seus investimentos, jornais abandonando a plataforma e até atores internacionais salientando o "desgaste" da rede. A pergunta é: - Vai continuar insistindo em publicar post, até pagar por ele e receber muitos "likes", "corações" e "seguidores"? E o engajamento como fica? Quem são esses eleitores potenciais que rede nenhuma vai fornecer para o seu trabalho de divulgação.
Redes sociais são o terceiro passo
O trabalho na rua, continua imbatível quando o assunto é voto. A tecnologia junto com novas posturas tanto das assessorias, quanto do próprio político serão o determinante nas eleições de 2020. Pode estar certo disso.
Redes sociais servem para confirmar a qualidade do trabalho prévio e não o contrário.
Uma campanha vitoriosa em 2020 deve começar agora, quando o terreno está limpo e o cidadão está ávido por participar de forma efetiva na vida política. A cidade é o lugar mais importante.
A empatia com o público e suas causas é a ferramenta que vai alavancar votos, vai criar "fenômenos".
Se você já é liderança, tem o reconhecimento do seu público inicial e está alinhado às causas que fervilham na sociedade, basta redesenhar a estratégia de comunicação, registrar os atos no seu blog ou site da maneira mais otimizada possível e seu eleitorado tende naturalmente a crescer.
250 mil votos válidos
Lembre que só em Uberlândia, dos quase 340 mil votos válidos, só 89 mil elegeram e 250 mil ficaram pulverizados. Ou seja, tem um universo bem consistente para ser prospectado e identificado em suas necessidades principais.
Pense rápido e fale comigo.
Pedro Reis
FarolCom Inteligência (FCI)
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